logovsem.jpg

21/03/2024 - 15 h

Matheus Araujo Aguilar

(doutorando)

i) Formulação do escoamento  de camada limite com efeitos magnéticos (MHD) e dependência da viscosidade da taxa de cisalhamento  (efeito não-Newtoniano - diferentes modelos: Casson/Sisko, Oldroydo B). (ii) Espaços de  similaridade. Métodos de solução: semi-analítico, numérico. Comparações. Influência de diferentes efeitos magnéticos, incluindo efeito Hall em escalas que seja significativo na camada limite. (ii)  Formulação de escoamento em camada limite de ferrofluido superparamagnético e também com efeito de torque magnético , na presença de gradiente de campo magnético (considerar condições de campo permanente e oscilatório).

28/03/2024 - 15 h -

Érick Marcelino Miranda

(mestrando)

Avaliação do últimos progressos das etapas estabelecidas no cronograma inicial (i) Implementações numérica. Estabilidade do método e validações. (ii) condição de contorno na interface - "Tracking da interface". (iii) escoamentos de  um fluido (monofásicos com e sem efeitos MHD)  na célulla de HS e em meio poroso com equação de Brikman e termo inercial de Forchheimer. (iv) Escoamentos de  dois fluidos (com e sem efeitos MHD)  em célula de Hele - Shaw com  equação de Brinkman; (iv) Escoamento bifásico em meio poroso com permeabilidade real (i.e. modelo relacionando tamanho do poro e permeabilidade além de  modelo com permeabilidade relativa - meio poroso não saturado.)

03/04/2024 - 15 h -

Igor Dal Osto Pereira

(doutorando)

Discutir os principais resultados do  fechamento da  tese: (i) parte de magneto-rheological suspensions in shearing flows, (ii) parte nanotube suspension (iii) theoretical model baed on anisotropic structure, (iv) delienar os próximos artigos vinculados a tese. (v) definir possível banca examinadora

04/04/2024 - 15h

Pedro Trajano Ferreira

(PIBIC)

i) Discutir etapas do plano de trabalho, Formulação do modelo de convecção termomagnética em cavidade com obstáculo com dependência das propriedade da concentração das partículas nanométrcias. Campo aplicado (estudo de imã permanente conforme material entregue). Condições de contorno e resultados numéricos preliminares.. (ii) Resultados e scaling Nusselt x Ra_mag nas condições do escoamento investigado com e sem obstáculo. Comparação numérico - experimental - Validações.

11/04/2024 - 15 h

(DONE)

Olaf Wiggers Viggiano

(PIBIC)

i) Discutir etapas do plano de trabalho e execução de  tarefas estabelecidas no cronograma. (ii) Modelo Dumbell em cisalhamento permanente oscilatório e degrau de deformação, (iii) Adimensionalização, viscoelasticidade linear, Ajustes com fração continuada dos módulos viscoelásticos. (iv) Comparação resultados teóricos e experimentos para calibração do modelo elástico FENE com viscosidade generalizada. Verficação do par de  Transformadas de Fourier  função relaxação de tensão/módulos viscoelástico e a relação causa-efeito de Kramers-Kronig no regime  viscoelástico linear.

12/04/2024 - 15 h -

Marcos Fabrício S. Aleixo

(doutorando)

(i) Verificar progresso do artigo científico sobre resultados das  micronálises e reologia de emulsões magnéticas em cisalhamento permanente e oscilatório (dois artigos). Consolidar discussões sobre  estrutura  micro-macro e principais resultados do artigo.

18/04/2024 - 15 h

(DONE)

Frederico da Costa Guedes

(PIBIC)

i) Discutir etapas iniciais do plano de trabalho e execução das primeiras etapas. (ii) Modelo, adimensionalização, equação R-P, Eefeitos MHD e do segundo coeficiente de viscosidade . (iii) Implementação do code numérico - calibração do raio minímo de colapso e condição de time-step mínimo. Estudo de convergência do métiodo numérico nas vizinhanças do colapso.

25/04/2024 - 15 h -

Leonardo Afonso Inácio

(doutorando)

(i) Discutir da possibilidade de resolver  problema de escoamento em tubo com camada de ferrofluido superparamegnético adjacenta à parede e um fluido newtonaino condutor (ou fluido não-newtoniano)  no núcleo (""core flow") (aplicação de carreamento de fármacos em artérias avariadas) na presença de gradiente de campo (campo permenente e oscilatório). Discutir sobre a questão de simulações de blob com partículas magnéticas como parte  inicial do doutorado.

calun.jpg